Motivação



Antes de ler, reflita sobre a diferença entre fazer uma academia, uma atividade física qualquer, estudar, trabalhar, empreender, ou qualquer outra atividade que você se proponha a fazer. O desânimo e a procrastinação podem tentar te derrubar, assim ao ler as 6 dicas abaixo, que escrevi pensando em academia, substitua a ideia "academia" pelo que for mais interessante para você, não importa o que for fazer, os maiores obstáculos são criados por nós mesmo, pense a respeito.

Então, vamos lá!
Seja por doença, seja por estética, é muito difícil ter aquela motivação para ir para uma academia, são poucas aquelas pessoas que gostam de praticar exercícios, mas reflita por um instante, logo após você faz uma atividade física, você não se sente muito melhor? Com mais disposição? Isso acontece porque nosso corpo libera várias substâncias durante a prática de atividade física, como a endorfina, que promove esse bem-estar.
Perfeito, mesmo sabendo disso, é difícil criar coragem e fazer alguma atividade físca, preferimos sempre bancar o bicho preguiça. Então vai algumas dicas para você se motivar.

1. Preciso! Se você tem um problema de saúde e seu médico recomendou atividade fisica, sejamos honestos, você não precisa de motivação, precisa de bom senso! Então, pare de preguiça e comece já! O número 2 abaixo, irá te ajudará!

2. Só hoje! Tá certo, é melhor ficar deitado mais um pouquinho do que ir treinar, mas que tal treinar apenas hoje? Isso mesmo, só hoje, amanhã você tira de folga. Se quiser parar de fumar a ideia é a mesma, acredite!

3. Modelo! A melhor coisa que existe são modelos - exemplos. Coloque na tela do seu celular, no computador, ou um poster na parede, algo ou alguém que seja um modelo pra você (ou um objetivo), um padrão de beleza, um padrão de vida saudável, um padrão de sucesso, não importa, siga exemplos. Bateu desânimo? Olhe para o seu modelo e reflita, se ficar parado você irá chegar lá?

4. Uniforme! Já reparou como a roupa que você usa influencia no seu bem estar social? Mesmo que você não ligue para moda, tendemos a não nos sentir confortável se estivermos mal vestidos ou com roupa imprópria para determinado local, ou você se sentira bem de biquine (ou sunga) em um forum? Que tal um terno em uma academia? O uso de uniforme nas empresas e escolas não só tem a função de identificação, mas também serve para criar a noção de grupo, de fazer parte daquele meio, assim é interessante você estar pronto para o que quer fazer. Usar um Dogui (Kimono) para treinar arte marcial, uma roupa correta para treinar Cross Fit ou academia (não esqueça as luvas), enfim, vista o seu uniforme para a batalha!

5. Objetivo! Lembra do modelo? Além dele, coloque um objetivo e divida esse objetivo em pequenos objetivos menores. Por exemplo, perder 10Kg em 5 meses, tarefa difícil? Que tal perder 2Kg em um mês? Ainda difícil? e 500g em uma semana? Não parece muito, se controlar a alimentação um pouco e correr um pouquinho a mais na esteira, acho que consegue. A ideia é traçar uma meta ousada a longo prazo, e pequenas metas a curto prazo que irão contribuir para alcançar o seu objetivo final. Foco!
Anote seus resultados, deu errado? Mude de estratégia. Errar, tentar, mudar, persistir, inovar, tudo isso faz parte do aprendizado, agora desistir faz parte do fracasso!

6. Hábito! Criar hábito é difícil, mas não é impossível. Em vários livros que li, existe uma variação temporal do quanto é necesário para se criar um hábito, alguns autores dizem 21 dias, outros chegam a 90 dias, mas vamos considerar 30 dias, na verdade precisaremos de apenas um dia.
Uma boa dica é anotar em algum lugar a data de início da sua atividade, guarde-a e esqueça dela, faça de tudo para realizar sua tarefa apenas hoje, volte e leia o item 2. Apenas hoje, nada além disso, amanhã será sua folga. Um dia de cada vez e logo haverá se passado 30 dias, se ainda não se sentir confiante de que tenha adquirido tal hábito basta voltar para sua tarefa de apenas um único dia. Percebe? Um dia de cada vez!